PseudoArte ajuda – Pindaíba way of life

Antenado com as últimas tendências econômicas mundiais, o PseudoArte saiu na frente e preparou uma super matéria para ajudar você, durango leitor, em seu processo de descensão social. Com vocês, o guia definitivo do consumidor subdesenvolvido. Tudo que você precisa saber para estar preparado e sobreviver bem à próxima hecatombe do mercado financeiro internacional.

Reconheça-se

O primeiro passo para ter sucesso nesta carreira é a auto aceitação da sua condição de despossuído. Sendo você um novo-pobre, é perfeitamente natural que tenha dificuldades em aceitar o seu recém adquirido patamar socioeconômico. Contudo, é preciso entender que não é possível ser um pobre de sucesso se você permanece ligado a preconceitos retrógrados de classe média alta. Nada de vergonha, nada de cerimônias!

Exercite-se

Para ajudá-lo nesta fase inicial, preparamos alguns pequenos exercícios, que você poderá praticar inicialmente sozinho, no aconchego do lar, e quando sentir-se plenamente apto, deverá testar suas habilidades em situações reais.

A Meditação Transendinheiro

Objetivo do exercício: Preparar sua mente e espirito para aceitar e conviver com as novas realidades da vida.

Consiga uma garrafa de Cidra, daquela bem vagabunda, você sabe qual é. Coloque-a sobre a mesa e olhe fixamente para ela. Esvazie sua mente e concentre-se na garrafa. Elimine todo e qualquer pensamento crítico e elitista, do tipo “eu não bebo essa porcaria nem que me paguem”. Faça este exercício diariamente, por no minimo 15 minutos. Se realizado corretamente, após algumas semanas você será capaz de até mesmo ABRIR a garrafa, e quem sabe tomar uns goles (no gargalo, ou usando um copo de geléia).

O Treinamento Cognitivo

É preciso habituar-se com algumas regras e preceitos básicos do pobre. Segue abaixo uma pequena lista de frases motivacionais. Você deverá escrevê-las em um papel, num tamanho razoável, e pendurar esta folha em algum local visível dentro da sua casa. A leitura diária terá efeitos duradouros no seu subconsciente.

  • “Pobre não tem paladar, pobre tem fome.”
  • “Pobre não tem alergia, tem frescura”
  • “Antes só do que dividindo a marmita”
  • “Mais vale 1,99 na mão, do que 2 voando”

O Monte

Objetivo do exercício: Desenvolver suas habilidades e reflexos em ambiente de compras populares.

Abra o seu guarda-roupas e retire de dentro dele uma gaveta. É importante que seja uma gaveta grande, a maior disponível. Embaralhe todas as roupas que estiverem dentro, até fazer um grande murundu. Pegue mais roupas em outras gavetas caso a quantidade não seja suficiente. Com o cenário preparado, é hora da ação. Mergulhe no murundu e remexa-se lentamente. Sinta a textura e a complexidade das formas e sensações. A medida em que for se adaptando, acelere os movimentos. Num segundo momento, comece a exercitar também suas funções cognitivas. Escolha categorias de peças, tais como “camiseta de malha” ou “peça na cor azul” e tente encontrá-las no meio da pilha o mais rápido possível.

Equipe-se!

Pobre que é pobre, precisa estar bem equipado. Alguns itens são simplesmente fundamentais e você os encontrará facilmente em qualquer loja de 1,99 ou camelô da cidade.

  • Porta Rio Card – Aquele de plástico com cordinha pra pendurar no pescoço. Disponível em diversas cores. Para você que é mais antenado, pode variar as cores para combinar com a roupa do dia!
  • Camiseta do seu time preferido – Obviamente, não a oficial, mas alguma das diversas variações oferecidas a custo bem mais acessível. Se a grana estiver boa, você pode até montar seu “kit torcedor” completo, com boné, bandeirão e porta-cerveja.
  • Capinha para smart phone – Isso mesmo, pobre também tem acesso à alta tecnologia. E nada melhor para acompanhar o seu celular MP15 (com TV, rádio, wi-fi, gps, calculadora, câmera de 0,1MPixel e joguinhos) do que uma linda e estilosa capinha. Para as senhoritas, as opções são ainda mais variadas; douradas, prateadas, cor-de-rosa, com purpurinas e até com foto do Luan Santana!
  • Jornal Meia-hora – Informação e cultura são essenciais, até para quem anda “na pindura”. Para você, baixa renda dinâmico e atarefado, nada melhor que uma edição do meia-hora, que apesar do nome, você lê em apenas 5 minutos. Saiba de todos os gols da rodada, quem vai morrer na novela das 8, ou os vexames públicos de sua celebridade favorita. Fique por dentro de todos os acontecimentos importantes e não faça feio na mesa do boteco ou na fila do supermercado!

Outras dicas

  • No supermercado

A Marca é um valor intangível agregado aos produtos que você consome. Mas justamente por ser intangível, não vai encher mais a sua barriga. Esqueça essa frescura de marca e compre o que estiver na promoção! Aproveite também o desencalhe de produtos com prazo de validade estourando.

  • No transporte público

O transporte público é sempre uma ótima oportunidade para a prática de esportes. Mantenha-se em forma praticando o “Triathlon do Busão”, que consiste basicamente das modalidades “corrida atrás do ônibus”, “salto de roleta” e “equilibrio nas freadas”. Alguns atletas mais experientes prefere exercitar-se com a ajuda de sacolas de compras ou mochilas anti-ergonômicas.

Palavra final

Esperamos que você leitor possa aproveitar estas dicas e encarar com mais confiança e desenvoltura a nova (des)ordem econômica e social que vos aguarda. Quaisquer dúvidas ou reclamações, entrem em contato com a gente.

Mas nada de ligação a cobrar hein!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Artes (ou não), Outras Bagaças, Reportagem, Textos

2 Respostas para “PseudoArte ajuda – Pindaíba way of life

  1. tatitalima

    A pseudoautoajuda que eu precisava, neste momento!
    A classe média baixa não mata, ensina a viver. Principalmente no mês que o 5º dia útil chega quase 2 semanas depois.

  2. Tarsila

    Como diz um personagem de um programa da TV: pobre, “Graças a Deus”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s