PseudoArte ajuda – Como ser um blogueiro de sucesso

Eu blogo, tu blogas. Todo mundo bloga! Na era da comunicação instantânea e da inclusão digital (você não come, mas tem wi-fi), blogar virou necessidade básica do ser humano. Mas infelizmente, nem todos os praticantes deste esporte sedentário possuem as ferramentas ou conhecem as técnicas necessárias para obterem os resultados desejados. Por isso o PseudoArte apresenta hoje o guia básico do blogueiro. Dicas e truques para melhorar o seu desempenho na internet!

Passo 1: Tenha um assunto

Sim, embora muitas publicações de sucesso estejam nas bancas do Brasil provando justamente o oposto desta dica, vale lembrar que nem sempre o blogueiro médio está disposto ou em condições de apresentar um ensaio fotográfico sensual (ou sexual) diariamente em seu blog. Portanto, se a natureza não lhe foi favorável o bastante, ou se o seu bom senso ainda serve para alguma coisa, é melhor ter um assunto na manga ao invés de confiar somente na sua… ah… bunda?

Mas como eu devo escolher meu assunto? Bem, para isto existem algumas dicas que poderão ajudá-lo.

A vida da Cléo Pires pode ser assunto. A sua, nem sempre.

Saiba reconhecer a sua própria mediocridade e evite vexames desnecessários.

A regra de ouro da chatice existe. Portanto, evite-a!

Conheça a regra: O fato de você poder fazer alguma coisa, não significa que você deva fazê-la. Esta máxima, se bem compreendida e aplicada, será capaz de transformá-lo num ser humano melhor e mais feliz. Mas caso não consiga aplicá-la à sua vida diária, pelo menos use-a no seu blog!

A repetição é enfadonha

Sim, a repetição é enfadonha. E digo mais, a repetição pode ser extremamente enfadonha. Muitos estudos de mídia e psicologia social já confirmaram que a repetição é enfadonha. Portanto, evite a repetição enfadonha. Se você não possui um assunto novo ou um enfoque diferente, não escreva! E lembre-se, acima de tudo, que a repetição é enfadonha.

Passo 2: Desenvolva seu assunto

Assuntos existem aos montes. Estão por aí, e se você não prestar atenção pode até pisar em algum deles enquanto caminha para o ponto de ônibus. Mas um bom assunto não se faz por si só. Uma vez escolhido, ele precisa de todo o seu amor, atenção e todinho com rosquinhas. Só desta forma aquele pequeno e frágil assuntozinho poderá crescer e tornar-se forte e robusto. Vemos abaixo dois esquemas apresentando uma hipotética crítica cinematográfica. Atente para as diferentes abordagens e procure reconhecer qual delas você costuma empregar.

Abordagem A – ERRADO:

Filme

É feio Por quê? Sei lá.

É bonito Por quê? Porque sim.

Abordagem B – CERTO:

Filme

Pontos positivos:

Boa trilha sonora

Roteiro dinâmico

Final Original

Pontos negativos:

Fotografia ruim

Desempenho mediano do ator principal.

Como exercício, tente aplicar a abordagem B a alguns de seus assuntos favoritos.

Passo 3: Não basta saber o que dizer, mas também COMO dizer.

A língua portuguesa é rica e multifacetada. E pode ser bem complicada também! Sendo você (ou eu) um humilde blogueiro subdesenvolvido, e portanto, não contando com o apoio de uma extensa cadeia de editores e revisores, é praticamente inevitável que erros aconteçam.

Porém, doses de esforço e atenção são capazes de operar verdadeiros milagres em sua prosa e podem manter a sua ortografia dentro das fronteiras do aceitável. Se não é possível aplicar sempre as normas cultas da língua, pelo menos empenhe-se em evitar os clássicos do analfabetismo. Observe agora as duas sentenças abaixo:

1: Seja menos preguiçosa, leia um bom livro.

2: Seje menas preguisosa, leia Paulo Coelho.

Se você é capaz de identificar todos os quatro erros na sentença numero 2, você está no caminho certo. Caso contrário, considere a opção de encerrar a sua conta no WordPress.

Imediatamente!

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Outras Bagaças, Reportagem

3 Respostas para “PseudoArte ajuda – Como ser um blogueiro de sucesso

  1. Só não concordei com o lance do Paulo Coelho… mas enfim. :)

  2. Não me decepciona…

    Mas tudo bem, eu posso trocar por José Sarney. rsrsrs

  3. Vanessa

    Pq vc não segue essas regras.?? hahaha To brincando!
    Gostei do texto.. agora já sei onde eu cometi erros… ¬¬
    bjsss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s