Homem primata

Folheando dia desses uma revista Superinteressante*, fiz uma descoberta, digamos, super interessante! Os neanderthais ainda vivem entre nós! Sim, e mais. Descobri que eu mesmo sou um deles. Mas acalme-se. Antes de sair por aí grunhindo, comendo piolhos alheios e jogando fora seu depilador ou barbeador ultra-maxi-shaver, vamos explicar melhor a questão.

Segundo a matéria, e também não é novidade, os homo sapiens (ou seja, os hominídeos “high-end”) são nativos do continente africado. Mas, enquanto os sapiens estavam se espalhando por lá, a europa era todinha povoada pelos simpáticos ogros neanderthais, com cérebros do tamanho de uma nós. Ou seria um caroço de azeitona?

Mas enfim, quando, em algum momento, as duas turmas começaram a se esbarrar, parece que a coisa ficou um tanto controversa. As convicções filosóficas dos dois grupos não eram lá muito afinadas, e como naquela época a filosofia e o pensamento eram primordialmente baseados na clava e no tacape, já dá pra ter uma idéia de como a coisa acabou. Porém, no meio de toda essa porrada, também havia espaço para a ternura. Ou, vá lá, pelo menos um sexozinho sem compromisso. E é aí que nós entramos na história. Nesse rolê de amor/ódio, os neanderthais “de raiz” acabaram extintos, e o que sobrou foram os brancos, os orientais e os indígenas. Todas estas raças possuem alguma porcentagem de genes Neanderthais. Então quer dizer que… Isso mesmo! Segundo estúdos genéticos, apenas os 100% africanos são 100% homo sapiens. O resto é tudo filhote de Neanderthal!

Adolf Hitler, aquele da superioridade da raça ariana? Neanderthal.

A galera da Ku Klux klan? Neanderthal.

E também Napoleão, Mussolini, Franco, Stalin…

Tudo isso talvez seja notícia velha para quem é do ramo das ciências médicas e biológicas, mas para um simples blogueiro como eu, além de novidade foi uma grata surpresa. Depois de séculos de uso da ciência para justificar todo tipo de abuso, violência e exploração inter-racial, não deixa de ser um tanto irônico descobrir que o pessoal ali do continente mais sofrido do globo é quem realmente carrega o genoma mais “updated” das paradas.

Black is Beautiful!

*Mais precisamente, a edição 292 – jun/2011

3 Comentários

Arquivado em Artes (ou não), Textos

3 Respostas para “Homem primata

  1. Tarsila

    dúvida… tem 100% africano? De qualquer forma, minha genética tem mais do homosapiens… e eu não tenho nada contra os neanderthais…

  2. Eu também não tenho nada contra…
    Gisele Bündchen, Taís Araújo ou Sabrina Sato, qualquer uma delas que quiser passar aqui em casa eu tô aceitando. rsrsrs

    Valeu pelos comentários.

  3. Caio

    Wow, 2011 e eu estou lendo isso agr? Mas é um ótimo post. Hittler, KKK, Mussolini? Moral da história, nunca se ache a melhor bolacha do pacote. kkkkk

Deixe um comentário

