Terra à vista

Em 1982, eu descobri o Brasil. Em plena copa do mundo da Espanha.

Enquanto todos nas casas, nas ruas e na TV gritavam “Brasil, Brasil” eu, encafifado, resolvi perguntar à minha irmã:

— Aninha, o que é o Brasil?

— O Brasil é aqui. Tudo isso é o Brasil. Nós estamos no Brasil.

Do alto de toda a minha sapiência infantil, no auge dos meus cinco anos de idade, devo dizer que aquela resposta me soou um tanto confusa e bastante inverossímil. Sim, eu confesso. Não acreditei no Brasil!

De qualquer forma, para alguém que acabara de descobrir o que era um minuto e ainda tentava aprender a amarrar os tênis sozinho, o Brasil não era lá um assunto dos mais empolgantes. Dei de ombros, e com certo ar de desdém, concentrei novamente minha atenção em questões filosóficas mais pertinentes, como por exemplo, descobrir se os meus playmobils eram capazes de boiar dentro da máquina de lavar.

Com o passar do tempo, no entanto, reconhecer a existência do Brasil foi inevitável. Agora, o difícil mesmo, e não melhorou nada de lá pra cá, é acreditar no Brasil! Dia após dia, nos últimos vinte e nove anos, quanto mais eu descubro o Brasil, mais improvável ele me parece.

Enquanto bombeiros vão parar nos mesmos xilindrós onde ex-atletas batem recordes de estadia relâmpago, eu fecho os olhos e tento imaginar-me de volta aos velhos tempos. Lá onde a vida era mais simples e as verdades mais sólidas, eu reencontro a graça e a certeza de que, apesar do Brasil, sorrir ainda vale o esforço.

Por isso, já me decidi. Amanhã sem falta irei ao shopping para comprar uns playmobils!

Preciso saber se esses modelos novos ainda conseguem boiar na máquina de lavar.

3 Comentários

Arquivado em Artes (ou não), Textos

3 Respostas para “Terra à vista

  1. Aline

    “Sim, eu confesso. Não acreditei no Brasil!”
    A sabedoria infantil cada dia me surpreende mais!!!!
    OBS: Compre uns playmobils para mim tb!!!! rsrs

  2. E você acaba de ganhar o prêmio* de comentário relâmpago!
    *Não, não é um playmobil…

  3. Olha, gostei muito desse post. Político, nostálgico e claro, com o seu fino humor que eu gosto tanto!
    Eu tb quero playmobils…

    bjss

Deixe um comentário

